Emissão de Carteira de Trabalho em Pocrane

Carteira de Trabalho é documento obrigatório para quem está em busca de uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho formal e para todos os demais trabalhadores com contratos regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, inclusive os domésticos e temporários. Além, de possibilitar o registro e a documentação de toda a vida profissional do trabalhador, a Carteira serve para comprovar alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e benefícios previdenciários.

Primeira via- Para qualquer cidadão obter uma carteira de trabalho (CTPS), basta dirigir-se a a Prefeitura Municipal de Pocrane munido de  carteira de identidade (RG) , CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.

Segunda via – Uma nova via da Carteira pode ser tirada quando a original estiver completa, danificada, perdida ou roubada. Para isso, são necessárias apresentação do RG e da carteira de trabalho anterior.

No caso de perda também são aceitos a rescisão de contrato, uma declaração da última firma onde a pessoa esteve empregada, o extrato do PIS/Pasep ou ainda comprovante de recebimento do FGTS. Nos casos de roubou é necessária a apresentação do boletim de ocorrência ou declaração feita de próprio punho e reconhecida em cartório.

Onde solicitar a emissão da CTPS:

Prefeitura Municipal de Pocrane

Av. Nilo Moraes Pinheiro,  375 Pocrane - MG - 36960-000